Visitantes
HojeHoje40
OntemOntem58
Nesta SemanaNesta Semana98
Neste MêsNeste Mês702
GeralGeral308694

Como anda a sua produtividade?

Como anda a sua produtividade?

O funcionário produtivo não é o que só pensa em trabalho, o famoso workaholic, mas aquele que consegue cumprir suas metas e sabe administrar o seu tempo. Ele sabe que é necessário equilibrar a vida pessoal com a vida profissional. Para sermos produtivos, temos de fazer o que gostamos ou gostar do que fazemos.

Trabalhar duro todos os dias, mas dentro da jornada proposta. É fundamental o tempo para si mesmo e para coisas que lhe dão prazer. Cuidar de sua vida pessoal e de sua saúde são tão importantes na história da sua vida como sua carreira profissional. Nos idos de 1957, C. Northcote Parkinson escreveu o clássico A Lei de Parkinson, traduzido para o português pelo grande humorista Silveira Sampaio, e a primeira frase do Capítulo I diz que o trabalho aumenta a fim de preencher o tempo disponível para sua conclusão.

Apenas 1 em cada 5 profissionais precisa de 8 horas diárias efetivas de trabalho, e 1 em cada 20 realmente precisa fazer horas extras em períodos críticos, mas não necessariamente todos os dias. Infelizmente, tem gente que ainda acha que trabalho e resultados devem representar também suor e muita carga horária. Em muitas empresas é comum ouvir um "já vai?" quando se sai no horário.

Resultado: a saída se dá na hora em que o mais ineficaz da equipe termina seu trabalho ou está tão cansado que já não diz coisa com coisa e resolve ir embora.  Eficiência ou rendimento refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Executar o seu trabalho dentro do horário do expediente já é um bom começo. Tente administrar seu tempo trabalhando com uma agenda e faça uma avaliação diária para verificar se conseguiu realizar tudo o que tinha se proposto a fazer naquele dia. 

Se você conseguiu pelo menos 50%, está no caminho certo. Mas procure melhorar sempre. Busque atualização e capacitação incansavelmente. Não pare no tempo. Afinal, o tempo não para e não espera por ninguém. O mais importante é fazer o que sabemos da melhor maneira possível. De o seu melhor sempre e em qualquer coisa que se predispor a fazer.

Seíra Oliveira
Psicóloga, Licenciada em Psicologia, Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, há 20 anos na área de RH passou por diferentes fases da área atuando em seguimentos como atração e retenção de talentos; treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e de potencial, consultoria interna e externa. Atualmente é Coordenadora de Recursos Humanos na Rio Lopes Transportes Ltda. Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

ico_voltar

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
  • acf.jpg
  • anitec2.jpg
  • duque.jpg
  • iapp.jpg
  • sbgc2.jpg