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Dez detalhes que não são detalhes

1 - Inovação: É a palavra do momento. Uma empresa que não inova, fica atrás das outras. E isto serve também para os profissionais. Não importa quanto tempo você tem desenvolvendo o mesmo trabalho. PENSE. Seja aberto. Há uma forma mais eficaz de o realizar? Como você pode melhorar o resultado do seu trabalho em um tempo menor?

2 - Desenvolvimento: A maioria de nós precisa se sentir “crescendo”. Não necessariamente alcançando uma promoção, mas aprender uma tarefa nova, participar de um projeto que não faz parte da sua rotina. E, como quem escreve a nossa história somos nós mesmos, interesse-se. Pergunte, seja curioso, aprenda mais sobre a empresa em que trabalha, sobre o mercado que disputa, principais concorrentes. O “sou contador” e ponto final, não resolve. Voce é contador mas trabalha em uma padaria, então procure saber o que mais vende, qual o melhor dia da semana em termos de movimento... Saia do casulo. Integre-se.

3 - Valorizar o seu trabalho: Não faça nada de qualquer forma apenas para acabar ou delongue demais uma tarefa apenas para passar a impressão de que é complexa demais. Não importa se a tarefa parece insignificante, toda e qualquer tarefa que mereça ser feita deve ser feita da melhor forma possível. Tudo o que você faz leva o seu nome. Se fizer mal feito arranhará desnecessariamente seu currículo, seu histórico na empresa.

4 - Qualidade: Tão em voga deve ser encarada como um alvo móvel. Nunca chegaremos lá porque sempre haverá um meio de aperfeiçoarmos o que já está sendo feito. É um grande desafio. Uma forma de estarmos nos desenvolvendo sempre, aprendendo cada vez mais.

5 - Adjetivos: Trabalhe de tal forma que os adjetivos que associem ao seu nome sejam sempre positivos. Maria prestativa, Joaquim eficiente, Lourdes dedicada, Sandro pró-ativo, Monica determinada...

6 - Liderança: Voce não precisa ocupar um cargo de chefia para ser líder. Desenvolva uma liderança positiva. Como? Procurando manter uma postura profissional. Não se envolva em fofocas. Principalmente, não faça fofocas. Seja honesto. Quando não souber algo, diga que não sabe mas que procurará a informação e faça. Não deixe ninguém sem uma resposta mesmo que a resposta seja não.

7 - Relacionamentos: Ter amizades reais dentro do ambiente de trabalho pode ajudar mas nunca deve atrapalhar. O fundamental é saber separar as coisas.  Se tiver que chamar a atenção ou desligar alguém, assim como ser chamado a atenção ou ser desligado por um amigo não pode prejudicar a amizade ou um dos dois ainda tem que amadurecer. Se você ainda confunde relacionamentos, pense duas vezes antes de trabalhar com amigos ou parentes. Assim como, simpatias e antipatias acontecem, mas você, enquanto profissional, não pode permitir que isto prejudique a empresa da qual faz parte. Só entra na sua casa a pessoa que você convidar, mas no trabalho devemos aprender a nos relacionar com todo mundo. Não adote a política sorriso na frente, facada nas costas. Seja autentico, educado e trate todo mundo com respeito.  Piadas sobre os colegas são de profundo mal gosto e apelidos estão determinantemente proibidos. É Lei.

8 - Política: Conheça bem a política da empresa em que trabalha. O que ela acredita, o que defende, sua filosofia, sua visão, sua missão. Procure entender e não apenas decorar. Afinal, se você faz parte da empresa, tem que acreditar.

9 - Ser: Seja não esteja. Seja um grande profissional independente do cargo que ocupa na empresa. Afinal, a única coisa que ninguém pode tirar de você é o que você aprende e o que você tem que é só seu e de sua inteira responsabilidade é o seu nome. Seja um diferencial. Que aonde quer que você esteja e independente da posição que ocupe, que você faça a diferença. Que ao sair de férias ou trocar de empresa os profissionais que ficarem possam sentir sua falta pelo trabalho que você desenvolvia.

10 - Ambiente: Cada um tem responsabilidade direta sobre o ambiente de trabalho. Se você não está satisfeito, observe qual tem sido a sua contribuição. Voce é sujeito e não objeto. Tenha uma postura determinante na melhora do clima do departamento do qual faz parte, da empresa que o contratou, da sua própria vida.

Sucesso em tudo o que fizer. Tenha um excelente dia!

Seíra Oliveira
Psicóloga, Licenciada em Psicologia, Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, há 20 anos na área de RH passou por diferentes fases da área atuando em seguimentos como atração e retenção de talentos; treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e de potencial, consultoria interna e externa. Atualmente é Coordenadora de Recursos Humanos na Rio Lopes Transportes Ltda. Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

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