Visitantes
HojeHoje21
OntemOntem39
Nesta SemanaNesta Semana342
Neste MêsNeste Mês946
GeralGeral308938

Pátria, estado e Governo

Fomos eliminados da Copa do Mundo...Até semana passada era “in” usar a camisa da seleção, usar verde amarelo e gritar palavras de incentivo à nossa seleção. Em noventa minutos, tudo se perdeu. Passamos de incentivadores a críticos de nossos atletas. De fanáticos motivadores de clara crença no time a detetives e analistas das causas de nossa saída do Mundial.

Bandeiras brasileiras deixaram de enfeitar nossos carros e casas...A camisa amarelinha, oficial ou não, já está dobradinha na gaveta para 2014! Aconselho a guardá-la num saco plástico porque a próxima Copa, que será aqui, merece que nossos uniformes estejam impecáveis! Escrevo tais palavras com o coração em pedaços.  Sou patriota sim, como você que está lendo este artigo. Com muito orgulho, somos um povo apaixonado pela Pátria, simbolizado pelo civismo que foi manifestado desde criança.

Num momento como esse, é comum a gente confundir Pátria com Estado e Governo! Calma! São coisas absolutamente diferentes! Pátria (do latim “patris”, terra paterna) é o vínculo profundo entre os seres humanos que vivem em espaço territorial determinado (terra natal ou adotiva), que se sentem ligados por vínculos afetivos, culturais, valores, história, falam a mesma língua, têm as mesmas crenças - e estão dispostas a defender esse patrimônio, constituído de bens tangíveis e intangíveis.

Estado é aquilo que permanece, aquilo que conduz à organização da Pátria: as leis, a cobrança de impostos, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, as Forças Armadas, a Polícia, etc..; Governo é aquele que gerencia o Estado e que é trocado periodicamente: os políticos com mandato, os ministros, secretários, etc.

Ressalto que aquilo que é de Governo, pode ser mudado sempre. Enxergue isso como oportunidade de fazermos a diferença nos vários cargos públicos em outubro!! Já o que é do Estado, só muda através de Leis ou, dependendo das circunstâncias, com mudanças na Constituição e, em casos absolutamente extremos, através de golpe de Estado, Revolução, etc. A história mundial mostra que governantes habilidosos souberam manipular esses conceitos e promover enormes e inesquecíveis catástrofes.

Incitados pelo orgulho à pátria, defesa do patrimônio da nação e da cultura, seres humanos nascidos dentro de uma linha geográfica imaginária, são constantemente postos em combate e matam outros seres humanos. Quando não, sentem-se superiores em relação às outras pessoas exatamente iguais a ela. Que prova de “evolução”, não é mesmo?

Portanto, saiba canalizar seus sentimentos! Colocar tudo junto, além de errado, pode ser perigoso... Pátria a gente se orgulha! Estado a gente aperfeiçoa, melhora, evolui! Governo a gente fiscaliza, cobra e troca, quando necessário!

Dill Casella
Especialista em análise do ambiente corporativo, liderança e relações humanas, possui mais de 15 anos de atuação em vendas e desenvolvimento de mercado. Engenheiro Civil, pós em Marketing, Desenvolvimento Gerencial e Practitioner em PNL Compositor e ator amador. É  também escritor de artigos publicados regularmente em veículos de mídia eletrônica e impressa sobre vendas, liderança, atendimento ao cliente, motivação, entre outros.
www.dill.com.br

 

ico_voltar

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
  • acf.jpg
  • anitec2.jpg
  • duque.jpg
  • iapp.jpg
  • sbgc2.jpg